Patrus atribui a desespero críticas ao Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, atribuiu nesta terça-feira (18) ao "desespero" de pessoas contrárias à inclusão social no País as críticas à compra, por famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, de eletrodomésticos e outros equipamentos com dinheiro do benefício. Em aula magna na Universidade Cândido Mendes (Ucam), o ministro afirmou que os programas sociais, especialmente o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, que garante um salário mínimo mensal a idosos e deficientes, têm impacto positivo sobre a economia e o consumo. Patrus declarou que o governo tem pesquisas mostrando que em cinco anos 14 milhões de pessoas deixaram a pobreza no Brasil. Atribuiu o fenômeno em parte ao investimento social da União.

"Pessoas que nunca consumiram, ou consumiram muito pouco, estão comprando agora", disse ele para a platéia com mais de 600 pessoas, formada majoritariamente por alunos da Ucam. "Comprando alimentos, comprando roupa, material escolar para as crianças. E alguns, para desespero de algumas pessoas que não querem efetivamente a inclusão dos pobres no Brasil, alguns estão comprando até geladeira, um fogão, um liquidificador. Temos que explicar para algumas pessoas que fogão, geladeira, liquidificador são componentes essenciais para a segurança alimentar e nutricional, para uma alimentação adequada."

Para o ministro, o fato é que está sendo criado um mercado interno. "Estamos aumentando o consumo, estamos fazendo com que as pessoas comprem." Em tom ameno, Patrus afirmou que todas as críticas são legítimas, mesmo se feitas por aqueles que têm opinião "ideologicamente contra o Bolsa Família". "Mas eu tenho uma posição diferente", disse. "Não podemos pensar em direito humano à alimentação com regularidade, qualidade e quantidade, políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, sem que as famílias tenham condições de ter uma boa alimentação. E fogão geladeira, outros equipamentos, liquidificador, são equipamentos fundamentais para garantir a segurança alimentar e uma alimentação de boa qualidade.

Voltar ao topo