País é destaque em ranking de maiores aeroportos da América Latina

O tráfego aéreo doméstico leva alguns dos principais aeroportos brasileiros a ocupar posição de destaque no ranking dos maiores da América Latina e Caribe, mas em vôos internacionais apenas Guarulhos, em São Paulo, desponta entre os 20 maiores da região.

Quando analisadas as ligações entre cidades, os vôos entre Rio de Janeiro e São Paulo e São Paulo a Brasília despontam nos dois primeiros postos em assentos ocupados. Estas são algumas das conclusões da Análise de Capacidade, compilada pela Associación Latinoamericana de Transporte Aéreo (Alta), que inclui informações sobre 457 aeroportos e 1.874 ligações entre cidades da região.

A pesquisa abrange o período de abril de 2007, em comparação com abril de 2006. Segundo a Alta, o maior aeroporto da região em número total de vôos em abril era o da Cidade do México – 13.221 vôos domésticos e internacionais contabilizados no mês analisado um crescimento de 10% sobre abril do ano passado. O levantamento leva em consideração apenas as decolagens (takeoffs) e a movimentação de passageiros, sem incluir o transporte de carga. No ranking da Alta, Congonhas, em São Paulo ficou em segundo lugar, com 7.962 vôos e evolução de 8% sobre o ano anterior.

O aeroporto de Bogotá, na Colômbia está no terceiro posto, com 6.522 vôos, mas com a maior taxa de crescimento de 66% e abril antes o mesmo mês de 2006. Como a Alta só contabiliza as partidas, a associação sugere que se multiplique por 2 os dados da pesquisa, para se ter uma dimensão aproximada do número total de vôos.

No ranking da Alta, o aeroporto de San Juan, em Porto Rico, está na quarta posição, com 6.161 decolagens e evolução de apenas 4%. Logo a seguir vem o Aeroporto internacional de Guarulhos, com 5.365 vôos e crescimento de 39%. Na lista ainda aparecem os aeroportos Tom Jobim/ Galeão (RJ), em 8º lugar, de Brasília (DF) em 9º, e de Salvador (BA), em 20º.

Domésticos

Uma curiosidade do estudo é que o bom posicionamento dos aeroportos brasileiros está quase todo concentrado nos vôos domésticos. Na lista dos 20 maiores em vôos internacionais da Alta, o único aeroporto brasileiro a figurar é o de Guarulhos, com 2.230 vôos e evolução de 31% na comparação abril de 2007 com abril de 2006. Isso confere ao aeroporto de Cumbica apenas um quarto lugar no ranking da região, atrás de San Juan, Cidade do México e do aeroporto de Ezeiza, na Argentina.

Em vôos domésticos, Congonhas aparece na segunda posição, mais uma vez abaixo do aeroporto da capital mexicana. A pista paulistana originou 7.962 decolagens dentro do País no mês de abril, uma alta de 8% sobre abril de 2006. A maior taxa de evolução coube mais uma vez ao aeroporto de Bogotá, com 83% mais vôos em abril de 2007 ante abril do ano passado. O aeroporto de Brasília foi o quarto colocado naquele mês em decolagens de vôos domésticos na América Latina e Caribe, com 3.940 decolagens e taxa de crescimento de 31%. O Galeão registrou 3.467 vôos em abril passado, 34% mais que no mesmo mês do ano anterior. Na lista, Guarulhos apareceu no sétimo lugar e Salvador no 11º posto. Os aeroportos Santos Dumont, de Curitiba e de Belo Horizonte estavam entre o 13º e o 15º lugares, Porto Alegre era o 18º e Recife, o 19º.

Ligações entre cidades

Quando analisadas apenas as ligações entre cidades, esse predomínio de vôos domésticos em aeroportos brasileiros fica ainda mais evidente. Os vôos entre Rio de Janeiro e São Paulo, embora tenham mostrado queda de 10% na comparação dos meses de abril, lideraram com folga: 285.782 assentos ocupados. A rota da ponte aérea era seguida de longe pela segunda mais procurada, a de São Paulo-Brasília, com 121.778 assentos ocupados e queda de 4% em abril de 2007 ante abril de 2006.

A rota Porto Alegre-São Paulo, a mesma do acidente com o Airbus da TAM, era a quarta mais intensa de toda a América Latina e Caribe em abril: 115.360 assentos e incremento de 2%. A Alta computa os dados de todos os aeroportos de uma mesma cidade. Portanto, o Rio de Janeiro inclui tanto Galeão como Santos Dumont e São Paulo soma Congonhas, Guarulhos e Viracopos.

A lista ainda teve as ligações brasileiras Belo Horizonte-São Paulo (10º no ranking), Curitiba-São paulo (13º), Salvador-São Paulo (15º), Rio de Janeiro-Brasília (17º) e São Paulo-Rio de Janeiro (19º). A única rota internacional envolvendo aeroportos brasileiros a aparecer entre as 20 primeiras do ranking foi São Paulo-Buenos Aires, 80.479 assentos ocupados em abril e 17% de evolução sobre o mesmo mês de 2006. Essa ligação ficou na 14ª posição da lista da Alta. A Alta, fundada em 1980 é composta hoje por 34 empresas aéreas, que faturam cerca de US$ 16 bilhões por ano, operam com mais de 700 aeronaves e empregam mais de 70 mil pessoas.

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