Oposição protesta contra atraso em votações

Brasília

(AE) – O PT, o PC do B, o PSB e o PL fizeram um protesto contra a inércia do plenário da Câmara, que está há um mês sem realizar votações importantes. Deputados desses partidos puseram um bolo à entrada do plenário e cantaram “Parabéns para você”. Antes, cantaram o Hino Nacional, e houve discursos. O líder do PT na Câmara, João Paulo Cunha (SP), lembrou que aguardam votação vários projetos e medidas provisórias (MPs) que tratam de combate à violência, reajuste do salário mínimo para 200 reais e correção do Planos de Cargos e Salários (PCS) de funcionários públicos.

Cunha afirmou que o presidente da Casa, Aécio Neves (MG), colabora para a letargia “por falta iniciativa”. “Estamos promovendo este ato para que a sociedade saiba que há uma ação combinada entre a maioria desta Casa, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o (pré) candidato (a presidente) do governo (José Serra, do PSDB) para não fazer as coisas andarem aqui”, disse. Representantes de sindicatos que pressionam pela votação das propostas de correção do PCS aplaudiram o discurso de Cunha e gritaram palavras de ordem.

Em frente ao plenário, foi afixada a seguinte frase: “PSDB leva o País à crise e paralisa o Congresso”. As votações na Câmara estão suspensas por um acordo entre os partidos da base governista para que, antes da MP que reajustou o salário mínimo, seja votada no Senado a proposta de emenda constitucional (PEC) que prorroga a vigência da CPMF.

Voltar ao topo