Oposição apresenta votos contrários ao relatório da CPI do Apagão Aéreo

Brasília – Os parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados realizam na tarde desta quarta-feira (3) a votação do relatório do deputado Marco Maia (PT-RS).

Até o momento, o documento tem aprovação da maioria dos membros da comissão. Mas o PSDB e o P-SOL apresentaram votos em separado, contrários ao relatório.

Eles criticam o fato de o documento não pedir nenhum indiciamento – no parecer, o relator destaca que a crise aérea não é reflexo de uma única causa, por isso não aponta responsáveis.

Os deputados dos dois partidos também afirmam que o relatório apóia as medidas que estão sendo implementadas pelo governo ao setor aéreo.

Segundo o deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), ninguém no governo tem tanta informação sobre o sistema aéreo quanto a CPI, que há cinco meses trabalha sobre o assunto. Ele acrescentou que os dados recolhidos pela comissão podem orientar o governo a tomar decisões para melhorar o setor.

O deputado João Valente (P-SOL-SP)disse que o relator apoiou adoutrina americana, que defende a militarização do controle de tráfego aéreo "por questões de segurança".

No entanto, segundo ele, a realidade brasileira não tem a ver com essa prioridade, pois há dificuldade de o governo promover a justiça salarial aos controladores militares, já que teria que praticar o mesmo em toda a área militar.

Voltar ao topo