Onze mil carteiras do idoso foram emitidas até o momento

Até o momento, mais de 11 mil carteiras do idoso, que dão direito à viagens interestaduais gratuitas em ônibus, trens ou barcos, já foram distribuídas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O documento permite a pessoas de 60 anos ou mais, que ganham até dois salários-mínimos ou não podem comprovar renda, fazer viagens interestaduais de forma gratuita ou com 50% de desconto.

Essas informações são da assistente do Departamento de Proteção Social Especial do ministério, Maria das Graças Bibas. Ela informou que essas carteiras podem ser adquiridas junto às Secretarias Municipais de Assistência Social. Nessas secretarias, o idoso é inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais, cuja numeração é de caráter nacional.

Segundo as informações da assistente, Minas Gerais é responsável pelo maior número de carteiras do idoso expedidas até agora: 1.600, mas, segundo ela, a idéia é que esse benefício seja ampliado e que atinja todos os 5.560 municípios brasileiros.

No mês passado, dados do ministério mostravam que, dos 4 milhões de idosos que têm direito à carteira do idoso, apenas 7.753 (0,19%) conseguiram o documento.

A carteira do idoso, que está prevista no Artigo 40 do Estatuto do Idoso, não se aplica à viagens aéreas, nem pode ser tirada por idosos que tenham renda comprovada.

Voltar ao topo