Na Semana do Peixe, preços de pescados podem ter até 40% de desconto

Rio de Janeiro – O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, lançou nesta quarta-feira (26), no Rio, a Semana Nacional do Peixe, que prevê promoções de até 40% de desconto nos preços dos pescados.

A campanha é uma parceria da secretaria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e termina no próximo domingo (30).

De acordo com a secretaria, o Rio está entre os estados que mais consomem peixe no país. São, em média, 20 quilos por habitante ao ano, quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 12 quilos anuais por habitante.

No Brasil todo, porém, a média ainda é considerada baixa. São cerca de sete quilos ao ano para cada brasileiro, bem abaixo da média mundial, que é de 16 quilos anuais por pessoa.

Para o ministro, o brasileiro consome pouco peixe pela falta de hábito e pelo alto preço do pescado. Segundo ele, a secretaria está tentando reduzir os atravessadores para baratear o custo final.

"Estamos investindo na infra-estrutura junto às comunidades pesqueiras para que os pescadores tenham a fábrica de gelo, a unidade de beneficiamento e possam comercializar diretamente. Estamos com outras ações, como investimentos em um entreposto de comercialização de pescado em São Paulo, o maior da América Latina, e também em mercados de peixe".

Os supermercados estão distribuindo cartilhas com informações sobre os benefícios do pescado para a saúde, além de dicas para a escolha e preparo de peixes e frutos do mar.

Voltar ao topo