Ministro e presidente da Infraero vão sair

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ontem aos ministros mais próximos que o titular da Defesa, Waldir Pires, e o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), José Carlos Pereira, devem deixar seus cargos até a próxima semana.

Na tarde de ontem, Lula convocou uma reunião técnica preparatória para o encontro do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), que ocorre hoje no Ministério da Defesa. Em outro sinal de que o ministro está de saída, o governo fez uma reunião da coordenação política para tratar da crise aérea, mas não convocou Pires.

Respondendo a uma pergunta sobre pressões que estaria sofrendo para deixar o cargo, Pereira disse à tarde, no Planalto, que só está cuidando das investigações a respeito do acidente com o Airbus. Sobre deixar o cargo e quem pode substituí-lo, respondeu: ‘Sei lá, estou pronto para sair a qualquer hora.’

Mesmo considerando que o acidente com o avião da TAM não tem relação com a crise aérea, a avaliação do presidente é que a cúpula do setor aéreo perdeu a condição de se manter nos cargos. Um outro civil deverá ocupar o cargo de Pires.

Na reunião da coordenação política, o presidente cobrou idéias dos ministros presentes. Foram discutidas alternativas que serão levadas à reunião do Conac. A lista de medidas de curto e médio prazos para aliviar o tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas incluiu a redução do número de vôos, principalmente nos horários de pico.

Voltar ao topo