Ministro da Educação rebate críticas de Lula

O ministro da Educação,  Paulo Renato, divulgou há pouco nota oficial na qual rebate críticas feitas pelo candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em comício realizado ontem à noite em Porto Alegre, Lula criticou o ministro e a proposta de ?ensino básico continuado?. Paulo Renato lembra, na nota, que o ensino básico é de responsabilidade dos governos estaduais e municipais. Segue a íntegra da nota:

?Brasília, 5 de setembro de 2002

Nota à Imprensa

Em declarações dadas ontem e reproduzidas nos principais jornais do País, o candidato do Partido Trabalhista (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu excelente oportunidade de ficar calado para não revelar sua ignorância em termos de políticas educacionais.

Em primeiro lugar, criticou-me direta e nominalmente por ?aplicar um tal de ensino básico continuado?. Ignora o candidato que a educação básica é responsabilidade de Estados e municípios e não do governo federal. Ignora que alguns Estados e municípios, não todos, adotaram o esquema de ciclos previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ignora que pioneiro na introdução da Educação continuada em nosso País foi o PT na administração do município de São Paulo, em 1989, inspirado nas idéias do saudoso Paulo Freire. Ignora, ainda, que as principais administrações petistas continuam a adotar o sistema. E que a progressão continuada, com a qual eu pessoalmente concordo, vem sendo adotada em alguns Estados e municípios com resultados positivos em relação ao sistema seriado, como várias pesquisas e testes de alunos comprovam.

Voltar ao topo