Mesa do Senado examinará 4ª representação contra Renan ainda esta semana

Brasília – A quarta representação do P-SOL por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será analisada pela Mesa Diretora da Casa na próxima quinta-feira (21).

O vice-presidente, senador Tião Viana (PT-AC), encomendou parecer à Advocacia-Geral do Senado, que tem até a data da reunião do colegiado para entregar o documento. É com base nele que os sete integrantes da Mesa vão decidir se aceitam a representação, que pede apuração sobre denúncias veiculadas pela imprensa de que Renan teria envolvimento com esquema de corrupção em ministérios comandados pelo PMDB. Se for aceito, o processo vai para análise do Conselho de Ética. Se for rejeitado, segue para arquivamento.

Amanhã, Renan deve enfrentar mais uma batalha no Conselho de Ética. O relatório do segundo processo que responde na Casa será lido pelo relator, senador João Pedro (PT-AM). Esse processo investiga se Renan teria beneficiado a cervejaria Schincariol junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo outra denúncia veiculada na imprensa.

A terceira representação contra Renan, que investiga o suposto uso de laranjas para compra de veículos de comunicação em Alagoas, outra denúncia da imprensa, aguarda definição de relator para que comece a ser analisada.

A primeira representação contra Renan foi aceita pelo Conselho de Ética, que propôs sua cassação – refutada pelo Senado em votação secreta na última semana.

Voltar ao topo