Menino de quatro anos passa bem após transplante de coração em SP

Depois de quase 210 dias em uma longa fila de espera, período em que ficou sob cuidados ininterruptos na UTI infantil do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) o menor R.M.M., de 4 anos, foi submetido a um transplante de coração. Após o procedimento cirúrgico – que transcorreu das 21h de quarta-feira até às 2h de quinta-feira -, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva pós-operatória do Incor, onde permanece internado, informou o médico Miguel Barbero Marcial.

R.M.M. está consciente e respira sem necessidade de aparelhos. Embora ainda complexo e inspirando cuidados intensivos, o quadro clínico do paciente evolui de forma estável. Ele era portador de cardiomiopatia restritiva de causa não definida. A doença leva à fibrose progressiva do músculo cardíaco, causando a insuficiência do coração. Nessa situação, não ocorre o adequado bombeamento de sangue para outros órgãos, que progressivamente entram em falência.

No momento, o Incor, que é o maior centro de transplante infantil do país, mantém em fila de espera, quatro pacientes, com faixa etária entre 4 meses e 12 anos.

Voltar ao topo