MEC testa cartão de freqüência escolar

Rio (ABr) – Um cartão eletrônico que vai acompanhar a freqüência do aluno na escola é a aposta do Ministério da Educação para evitar a evasão escolar. O Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe/Projeto Presença) começou a ser testado ontem na cidade de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul.

A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge. ?O objetivo do Projeto Presença é garantir a permanência do aluno na escola. A evasão é um problema que deve ser tratado com rigor pelo poder público municipal, estadual e federal. Isso é chave essencial para que possamos ter qualidade?, afirmou Jairo Jorge.

O projeto acompanha e monitora todos os alunos, inclusive os cadastrados no programa Bolsa Família, por meio do cartão eletrônico e da impressão digital. Segundo o secretário, um em cada três alunos da escola pública, entre 6 e 15 anos, está vinculado ao Bolsa Família. ?A importância desse acompanhamento universal é que todos os programas do Ministério da Educação e repasses de recursos são feitos a partir do número de alunos?. Por isso, é importante que o número seja exato?, explicou o secretário.

O cartão de freqüência é a segunda fase do Projeto Presença, que começou no ano passado com o cadastramento nacional dos alunos da rede pública. ?Hoje, nós temos, pela primeira vez em 75 anos de história do Ministério da Educação, um cadastro com 43 milhões de alunos. Mas, além de saber quantos, queremos saber quem são esses alunos?, afirmou Jairo Jorge.

O cartão tem um chip que pode ser compartilhado com outros serviços como incentivos à cultura, na rede de saúde e no transporte escolar. Na segunda quinzena de abril, o projeto chega a mais cinco cidades: Gravataí, no Rio Grande do Sul; Boa Vista, em Roraima; Paranamirim, no Rio Grande do Norte; Rio Verde, em Goiás; e São Carlos, em São Paulo. A meta é que, nessa fase, cerca de 250 mil estudantes da rede pública tenham sua freqüência escolar monitorada pelo cartão eletrônico.

Voltar ao topo