Marinho faz balanço positivo do PAC da Previdência

O primeiro balanço do plano de ações prioritárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi considerado positivo pelo ministro da Previdência, Luiz Marinho. Lançado no último dia 06 de agosto, o programa tem como objetivo zerar os estoques de processos iniciados, qualificar servidores e esclarecer os segurados nas agências.

De acordo o ministério, em 36 dias 51% dos 353 mil processos represados já foram analisados, dos quais 38% resultaram em benefícios concedidos e 62%, em indeferimento. Outros 21 mil processos analisados no período referiam-se a recursos e revisões.

Além disso, 43% das agências têm cumprido a meta de até 30 dias para agendar um atendimento para a concessão de aposentadoria. A média nacional, antes do lançamento do plano, era de 68 dias. Em relação aos pedidos para pensão, 70% das agências estão cumprindo o objetivo. Após o atendimento nas agências, o tempo médio para concessão de benefícios está em 49 dias em todo o País, mas a meta é chegar aos 45 dias.

No Estado de São Paulo, porém, considerado uma das prioridades do plano, o tempo médio para a concessão de aposentadoria não sofreu alteração: continua sendo os mesmos 125 dias. "Muito provavelmente nós vamos atingir as metas em todo território nacional, com exceção de São Paulo e algumas agências do Rio. Provavelmente vamos ter que dar continuidade no esforço para atingi-las", reconheceu Marinho.

Voltar ao topo