A H1N1

Mais uma cidade gaúcha decreta emergência

O prefeito de Itaqui (RS), Gil Marques Filho, decretou situação de emergência no município em razão da influenza A (H1N1), a gripe suína. De acordo com o decreto, publicado hoje no Diário Oficial da cidade, estão suspensas as aulas em todas as instituições de ensino públicas e privadas no município, pelo prazo de dez dias, contados a partir de hoje.

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após a descoberta de dois casos suspeitos na cidade. A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde intensificou durante a última semana o trabalho de monitoramento e orientação às pessoas que ingressam no município pela Aduana da Receita Federal, no cais do porto, provenientes da Argentina e demais países vizinhos.

Na semana passada, outro município gaúcho, São Gabriel, decretou situação de emergência, suspendendo as aulas em todas as escolas e proibindo eventos que reúnam muitas pessoas. Ontem, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte causada pela gripe suína no Brasil. A vítima é o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, que foi internado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, após retornar da Argentina, onde contraiu o vírus.