Lula pede imagens positivas do País

Brasília – Em discurso na teleconferência de regionalização do Turismo, na Confederação Nacional do Comércio (CNC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que a imprensa divulgasse as coisas boas do País. Repetindo um gesto do ministro Luiz Gushiken, há duas semanas, Lula pediu que os canais de televisão que têm transmissão no exterior não passem imagens negativas do País. Ele afirmou também que “é preciso que tenhamos cuidado excepcional com a imagem que queremos passar, porque a imagem é o que pode atrair tanto de dentro, para viajar internamente no Brasil, quanto de fora para vir para o Brasil”. “Precisamos chamar os nossos canais de televisão, que têm a transmissão para o exterior, e discutir com eles, com muito carinho, as coisas que seriam importantes, não para o governo, mas para o Brasil, que passassem no exterior”, disse o presidente.

Segundo Lula, “se passarmos imagens negativas, se passarmos violência, o cidadão pode estar arrumando a mala, dizendo: “Olha, vamos dar uma volta no Brasil?. Ligou um canal de televisão e viu 10% da violência que às vezes é transmitida, e ele fala: “Espera aí. Não é mais para o Brasil. Eu vou passar por cima ou evitar o Brasil”, disse.

Ao defender os investimentos no turismo e a necessidade de apostar na imagem interna e externa do País, Lula lembrou que a natureza foi generosa com o Brasil. Ressaltando, no entanto, que quando se pensa em muitos lugares do País, a única imagem que vem à cabeça é de pobreza. “A economia é que deixou o povo pobre”, disse Lula, acrescentando que “quando Deus fez o mundo, e naquele tempo não tinha inflação ainda, ele não mediu nenhum esforço para fazer investimento na natureza e fazer coisas boas no Brasil. Agora, o que precisamos é tirar proveito disso, que nenhum país do mundo tem.”

Voltar ao topo