Lula não esconde irritação com quadro de ministros

Brasília  – Quatro meses depois da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esconde mais a insatisfação com o desempenho de sua equipe, principalmente com um grupo de ministros petistas. De olho em pesquisas de opinião que mostram que a equipe do presidente Fernando Henrique é muito mais bem avaliada do que a atual no quesito preparo, nas últimas semanas Lula passou a cobrar resultados. E, a alguns interlocutores, confessa ter se arrependido de não ter feito uma reforma ministerial mais radical.

Com socos na mesa, tem demonstrado impaciência com o fato de, em um ano e quatro meses de governo, esses auxiliares ainda não terem deslanchado. “Ele cobra cada vez mais resultados. E quando as ações começam a aparecer, já quer novas idéias e novos projetos”, reconhece o ministro da Saúde, Humberto Costa, dos mais cobrados nos últimos meses. “Existe um problema real, que é a burocracia, que gera certa paralisia. A válvula de escape é pôr a culpa nos ministros. Por enquanto, vai sobrar para os ministros”, conforma-se o ministro da Educação, Tarso Genro.

Há 15 dias, o presidente teve acesso a uma pesquisa nacional do Instituto Vox Populi, que comparava diversos aspectos de seu governo com o do seu antecessor. Lula ganhou do ex-presidente em tudo, inclusive numa eventual eleição entre os dois. Um único ponto da pesquisa era amplamente desfavorável ao governo petista: a maioria respondeu que a capacidade administrativa da atual equipe era pior do que a do time anterior. Segundo a pesquisa, 38% consideram a capacidade administrativa do governo tucano melhor do que a de Lula.

Preferidos

Existem quatro grupos de ministros, segundo assessores e interlocutores de Lula. No primeiro pelotão estão os com melhor desempenho. São poucos petistas ? Antônio Palocci (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Trabalho). E não-petistas como Celso Amorim (Relações Exteriores) e Roberto Rodrigues (Agricultura).

Existe ainda o grupo intermediário e o grupo de ministros de pastas pequenas. O quarto grupo é o que mais preocupa Lula. Todos são petistas e apresentam em maior ou menor escala um desempenho considerado fraco pelo presidente. Segundo interlocutores, Lula acha que precisa mudar alguns. Mas só deve fazer isso após a eleição.

Mesmo assim, não esconde mais a impaciência com ministros como Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário) e Olívio Dutra (Cidades). Para mais de um interlocutor, Lula já confidenciou que gostaria de substituir Rosseto logo. E também cobra resultados de Olívio.

Voltar ao topo