Lula faz “agradecimento histórico” a personalidades do Rio

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse hoje (5) que a visita que fez ao Rio de Janeiro teve como objetivo “um agradecimento histórico” a personalidades como os juristas Evandro Lins e Silva e Raymundo Faoro, os economistas Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares, o ex-líder comunista Apolônio de Carvalho, um dos fundadores do PT, e a viúva do intelectual Sérgio Buarque de Hollanda, Maria Amélia.

Segundo ele, essas pessoas, com quem teve encontros durante todo o dia, “têm brigado há quase um século pelas conquistas democráticas no Brasil, pelos direitos humanos e por um País mais justo, fraterno e solidário”.

Lula, mais uma vez, fez apenas um pronunciamento no Hotel Glória, zona sul do Rio, e não quis responder a perguntas de jornalistas. Ele embarcaria à noite para Brasília, para “cuidar da transição, já que estamos em fase de começar a preparar o governo”.

Lula insistiu na importância das personalidades que visitou, na sua própria formação política, e disse que todas elas “têm muito a ver com grande parte das coisas que me motivaram a lutar neste País”. Lula disse também que fez questão de dizer a todos que visitou no Rio que sua vitória “não é apenas do Lula ou do PT, mas começou a ser construída há muitos anos”.

O presidente eleito disse também que ouviu de muitas dessas personalidades que elas não tinham esperança de que esse momento (da vitória) aconteceria. Muitos, inclusive, segundo Lula, achavam que não estariam vivos “para saborear a vitória de uma candidatura que pretende cumprir com rigor o que precisa ser feito no Brasil”.

Lula convidou todos que visitou para sua posse, em Brasília, porque, segundo ele, a presença “seria o coroamento de pessoas que se dedicaram tanto ao País”.

À noite, o presidente eleito foi recebido pela governadora Benedita da Silva no Palácio Guanabara com honras de chefe de Estado. Lula foi cumprimentado pelo secretariado fluminense e permaneceu reunido com a governadora por mais de uma hora. Por volta das 21h15, Lula embarcou em um jatinho da Líder, no Aeroporto Santos Dumont, para Brasília.

Voltar ao topo