Lula e premiê português devem se encontrar dentro de uma semana

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, destacou em Lisboa a "grande afinidade" entre o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E disse que os dois devem se encontrar próxima semana.

"Lula e Sócrates são políticos progressistas, que querem reformas sociais dentro de um clima de responsabilidade", ressaltou o ministro brasileiro, em declarações à Agência Lusa, ao final de uma audiência com o premiê português.

Amorim lembrou que Lula e Sócrates participarão da 17ª Cúpula Ibero-Americana, entre 8 e 10 de novembro, no Chile, e considerou provável que haja um encontro entre ambos.

"Não ficou nada marcado, mas há uma afinidade tão grande entre os dois que seria uma improbabilidade não haver [o encontro]", afirmou o chanceler brasileiro.

Na audiência com José Sócrates, que durou cerca de uma hora, Celso Amorim aproveitou para agradecer ao primeiro-ministro o trabalho de Portugal no desenvolvimento da parceria estratégica entre Brasil e União Européia. "Ouvimos palavras muito positivas sobre a importância dessa parceria também do ponto de vista de Portugal", disse.

O ministro brasileiro reafirmou ainda que uma cúpula entre os dois países será realizada no segundo semestre do próximo ano, no Brasil. Amorim termina hoje uma visita de trabalho de dois dias a Portugal.

Voltar ao topo