Lula diz que o Brasil não é mais um “coitadinho”

Em uma dura reação à interferência de países estrangeiros no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (6), em Manaus, que quer se ver livre de "palpiteiros". Ao participar da inauguração de obras de saneamento na capital amazonense, Lula declarou que o Brasil já não é mais um "coitadinho" que precisa de ajuda para deixar de ser um país emergente. "O Brasil já não é mais um coitadinho, já sabe andar com as próprias pernas, já sabe enxergar com os próprios olhos", afirmou.

O presidente citou como exemplo dessa intromissão os sucessivos pedidos de autoridades estrangeiras pela preservação da Amazônia. "Se eles cuidassem da floresta deles como querem que cuidemos da nossa eles não seriam países carecas, sem uma árvore plantada", ressaltou.

Biocombustíveis

Lula se queixou, mais uma vez, da tese de que o avanço dos biocombustíveis poderá prejudicar a produção de alimentos. "É sacanagem pura, malandragem pura de quem não tem competência para competir com o Brasil", disse, em referência ao etanol produzido a partir do milho, pelos Estados Unidos.

Voltar ao topo