Lula destaca ritmo adequado de 80% das obras do PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente", analisou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e disse que os números apresentados pela coordenação geral mostram que 80% das obras do PAC estão no ritmo adequado. "Ou seja, isso era apenas 52% em abril. Apenas 9,7% das ações do programa foram classificadas como preocupantes, ou seja, aquela que tem uma ação na Justiça, aquela que tem uma ação no Tribunal de Contas, aquela que ainda não conseguiu licenciamento prévio", explicou.

Lula adiantou que no seu discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), amanhã, em Nova York, falará sobre as ações do governo no combate ao desmatamento, que evitaram a emissão de 410 milhões de toneladas de gás carbônico e a destruição de 600 milhões de árvores e de mais de 20 mil aves e 750 mil primatas.

O presidente disse, ainda sobre o PAC, que "nós estamos monitorando até agosto 2014 ações em andamento, ou seja, é quase que 500 ações a mais do que a gente vinha acompanhando em maio do mesmo ano. Significa o quê? Significa que o PAC está andando dentro daquilo que nós tínhamos programado, ou seja, é um acompanhamento sistemático, um acompanhamento envolvendo a imprensa, envolvendo a sociedade para que o PAC comece, a partir do ano que vem, a funcionar 100%, a todo o vapor.

Sobre obras na área de saneamento, Lula afirmou que praticamente todas elas devem começar em fevereiro. "Algumas obras já estão andando muito bem, outras obras vão começar a andar, e a minha expectativa é que, inclusive, todo o dinheiro que nós colocamos para saneamento básico, que são praticamente R$ 40 bilhões em quatro anos, as obras comecem, quase todas, em fevereiro. Eu tenho conversado com governadores e com prefeitos, e eles estão muito otimistas com relação ao andamento das licitações que estão fazendo nos municípios", afirmou.

Lula explicou que a liberação dos recursos leva o seguinte ritmo: "Nós temos, para este ano, R$ 14,771 bilhões, ou seja, desses, apenas quase 10% já foram pagos, na verdade, mas já foram empenhados muito mais. E você vai pagando na medida em que você vai executando as obras. Eu acho que nós vamos chegar ao final do ano com uma participação muito maior de pagamento e acho que vamos entrar o próximo ano com o PAC a todo o vapor.

Voltar ao topo