Lula comemora na TV; Serra aposta em virada

O fim da propaganda eleitoral no rádio e na TV retratou o clima das duas candidaturas que disputam a Presidência no domingo. Hoje à tarde, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o publicitário Duda Mendonça voltaram a levar ao ar um programa emocional, francamente de despedida, com direito a um “ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora”.

José Serra (PSDB) e a dupla de marqueteiros Nizan Guanaes e Nelson Biondi fizeram uma convocação para o dia da votação. “Se cada pessoa que já vota em mim conseguir mais um voto, nós ganhamos esta eleição”, calculou o tucano.

O petista aproveitou seu programa na TV para agradecer aos seus colaboradores. Mostrou a sua maratona de viagens com 93 cidades visitadas, 103 comícios, 66 carreatas, 147 horas de vôo e 61.127 quilômetros percorridos. Zezé di Camargo e Luciano cantaram Vida de Viajante, de Luiz Gonzaga, num clipe com imagens das viagens. Lula agradeceu à mulher, Marisa, ao presidente nacional do PT, José Dirceu, e a outros políticos. E pediu uma salva de palmas ao seu guru do marketing.

O petista alertou para as dificuldades que vai enfrentar e fez um apelo para que as pessoas votem no segundo turno, lembrando que no primeiro muitos desistiram por causa das filas. No encerramento, um texto ressaltou que “o 27 de outubro de 2002 entrará para a história do nosso País como o dia em que a esperança venceu”.

A equipe tucana reprisou o programa de quinta-feira, apresentando realizações de Serra no Ministério da Saúde. “Não existe só o problema do Brasil, acredito que existe o problema dos brasileiros”, afirmou.

Ao fim do programa, fez a convocação de sua militância. “Até domingo, eu quero que você tenha um objetivo: conseguir mais um voto. O seu voto e mais um é vitória.” A anunciada participação do presidente Fernando Henrique Cardoso, entrevistado pelo apresentador Gugu Liberato na semana passada, não foi ao ar.

No primeiro turno, o horário eleitoral foi decisivo para mudar a opinião de indecisos. Serra, quando começou a propaganda no rádio e na TV, no dia 20 de agosto, estava empatado com Anthony Garotinho (PSB), na disputa pelo terceiro lugar na pesquisa do Ibope. Na campanha, o tucano conseguiu subir e tirar Ciro Gomes (PPS) da vice-liderança, chegando ao segundo turno.

Serra bem que tentou virar o jogo diante de um “Lulinha paz e amor”. No domingo, disse que a eleição do petista pode ser “o maior estelionato eleitoral pós-Collor” ou “levaria o País à ruína”. Mas nos 12 dias da reta final, a distância com o petista não diminuiu e Lula pôde encerrar sua participação em clima de comemoração.

Voltar ao topo