Jobim pede ao comando aéreo avaliação de Cumbica

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu novos estudos para serem entregues ainda hoje à tarde sobre as condições técnicas da pista do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos-SP, que está recebendo boa parte dos vôos do aeroporto de Congonhas. O pedido foi feito hoje em reunião com os presidentes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.

Dependendo das informações que receber, o ministro, segundo participantes do encontro, poderá manter a suspensão das obras de recuperação da pista que estavam previstas para o final deste mês, e deixá-la só para março de 2008, ou antecipá-la.

O relato feito ao ministro, durante a reunião, é de que de fato a pista apresenta algumas fissuras, mas não há nada que comprometa a segurança das operações. A reunião durou cerca de 40 minutos.

Além dos presidentes da Infraero, Anac e o comandante da Aeronáutica participaram também o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Ramon Cardoso, e o assessor do ministro na área de aviação Civil, Jorge Godinho.

Voltar ao topo