Ibope: Ciro em queda empata com José Serra

Brasília

– O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, está empatado com Ciro Gomes (PPS), com 17%, na última pesquisa do Ibope, divulgada ontem à noite. Após duas semanas de horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, Ciro despencou 9 pontos percentuais e aparece com 17% das intenções de voto, o mesmo índice de Serra, que subiu 6 pontos percentuais. Na semana passada, o pepessista já figurava com 21% das intenções, contra 17% do tucano – a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto para cima ou para baixo.

Faltando 33 dias para o primeiro turno das eleições, o Ibope divulgou ontem a pesquisa semanal sobre sucessão presidencial, encomendada pela Rede Globo. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, se mantém na frente. O único candidato que teve mudança no percentual de intenção de voto foi Ciro Gomes, do PPS, que caiu quatro pontos, empatando com José Serra, do PSDB. O candidato Luiz Inácio Lula Da Silva, do PT, aparecia com 34% na segunda pesquisa de agosto, foi para 35%, manteve os 35% e, nesta última pesquisa, não sofreu alteração.

Ciro Gomes, do PPS, tinha 27%, passou para 26%, caiu para 21% e agora para 17%, empatando com José Serra do PSDB. Serra tinha 12%, foi para 11%, subiu para 17% e manteve o índice nesta pesquisa. Anthony Garotinho, do PSB, aparecia com 11%, depois 10%, voltou aos 11% e continua assim. O candidato José Maria de Almeida, do PSTU, tinha 1%, na semana seguinte não pontuou, voltou para 1% e manteve o índice.

Na simulação para o segundo turno, Lula vence os outros candidatos. Contra Ciro, por 46% a 38%. Contra Serra, 46% a 39%. Contra Garotinho, 51% a 33%. O Ibope fez uma outra simulação para segundo turno, com Ciro e Serra. Serra teria 41% e Ciro 38%, empate técnico, dentro da margem de erro. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. Votos brancos e nulos representam 5%. Não souberam ou não opinaram, 14%, quatro pontos a mais que na última pesquisa. A pesquisa Ibope foi feita entre sábado e segunda-feira em 202 municípios. Três mil eleitores foram ouvidos.

No Estado de São Paulo, o crescimento de Serra é maior e ele já deixa Ciro para trás, como já ocorreu no Rio Grande do Sul e no Paraná. Ao realizar a pesquisa para governador em São Paulo, o Ibope fez um levantamento no Estado sobre a intenção de votos para a Presidência da República. A pesquisa confirmou o crescimento de José Serra, que ultrapassou Ciro no Estado, passando a ocupar o segundo lugar. Lula teve 32%; Serra, 24%; Ciro, 20%; e Garotinho, 9%. Na pesquisa estadual divulgada há uma semana, Lula tinha 31%; José Serra tinha 19%; Ciro Gomes, 23%; e Garotinho tinha 9%.

Foram ouvidos 1.600 eleitores no Estado, entre os dias 29 de agosto e 1º. de setembro. E a margem de erro pode ser de 2,5 pontos porcentuais para cima ou para baixo. O Estado de São Paulo concentra 25% dos eleitores do País, de um total de 115 milhões no País.

Em outra pesquisa, da empresa Unidade de Pesquisas, José Serra está empatado, tecnicamente, com Ciro Gomes, em São Paulo, com 20,3% das intenções de voto contra 19,9%. O levantamento foi feito com 1.200 eleitores em 47 municípios, entre os dias 27 e sábado. “O Estado de São Paulo tem refletido a tendência do eleitorado de todo o País”, diz o diretor da UP e especialista em marketing político, Sidney Kuntz.

Empate também no Vox Populi

Brasília

– O Instituto Vox Populi divulgou ontem pesquisa de intenção de voto encomendada pelo jornal Correio Braziliense, mostrando que o candidato do Luiz Inácio Lula da Silva (PT), consolidou sua liderança, passando de 34 para 36 por cento na preferência dos eleitores na corrida pela Presidência da República. Os candidatos José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira, e Ciro Gomes, do Partido Popular Socialista, apareceram empatados tecnicamente. Em uma semana, Ciro caiu de 25 para 20 por cento e Serra subiu de 15 para 19 por cento das intenções de voto.

O candidato do Partido Socialista Brasileiro, Anthony Garotinho, subiu um ponto percentual com relação ao levantamento anterior, passando de oito para nove por cento. O Vox Populi ouviu 2.459 pessoas, em 125 municípios brasileiros, e a margem de erro é de dois por cento para cima ou para baixo. Nas simulações de um segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os seus adversários, melhorando, inclusive, a vantagem sobre Ciro. Contra Ciro, Lula obteria 50 por cento das intenções de voto contra 34 por cento do adversário. Não é apenas nas pesquisas que Ciro está perdendo terreno. Também n Justiça eleitoral. Ontem, Ciro sofreu nova derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pedido de seu principal adversário, José Serra (PSDB), Ciro perdeu um minuto de seu programa eleitoral. Esse tempo deverá ser usado pelo tucano para se defender de alegadas ofensas sofridas em decorrência da apresentação de cenas de luta livre logo após a sua propaganda. Enquanto os lutadores se atracavam, um locutor afirmava que os golpes baixos acabavam naquele momento, quando terminava a propaganda de Serra e iniciava a de Ciro.

Essa não é a primeira vez que o TSE pune o candidato do PPS por causa das cenas de luta. Na semana passada, Ciro teve de ceder um minuto de seu programa para que Serra se defendesse. Mas, como a peça foi retransmitida no dia 25 devido a problemas técnicos ocorridos na transmissão dos programas no dia anterior, o ministro Peçanha Martins decidiu conceder a Serra novo direito de resposta no programa destinado a seu adversário. O ministro afirmou que, ao reapresentar as cenas, Ciro e sua coligação descumpriram a ordem anterior do TSE.

Voltar ao topo