Gestão democrática na educação deve ser prática nacional, defende professor

Brasília – A importância da gestão democrática na educação foi a discussão que abriu nesta quarta-feira (16) o terceiro dia da 1ª Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb), em Brasília. O debate foi conduzido pelo professor da Universidade Federal de Goiás, Luiz Fernandes Dourado, que tem doutorado em educação.

Segundo ele, pesquisas apontam que as escolas que contam com maior participação da comunidade em suas decisões apresentam melhoria nos processos de aprendizagem. Dourado ressaltou que alguns desafios precisam ser enfrentados para garantir que a gestão democrática seja uma prática nacional.

?A regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados [estados, municípios e União] é crucial para pensar em uma política de Estado que seja construída com a participação da sociedade civil. Há uma necessidade de uma maior organização da relação entre os entes federados.?

A democratização da gestão e a qualidade social da educação é um dos cinco eixos que orientam as discussões do encontro. Para Dourado, pensar na participação de todos os segmentos da unidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários e gestores) é refletir sobre o partilhamento e o exercício do poder.

?Quanto mais nós tivermos a participação coletiva, mais nós vamos avançar na própria discussão curricular, nas políticas pedagógicas da escola e também no acompanhamento financeiro?, defendeu.

A mesa de abertura do terceiro dia de encontro contou ainda com a participação da presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Sônia Maria Veríssimo, e das senadoras Ideli Salvati (PT-SC) e Fátima Cleide (PT-RO).

Após a abertura, os cerca de 2 mil delegados se dividiram em grupos para debater o tema. Foram realizadas simultaneamente oito reuniões, que discutiram assuntos relacionados à gestão democrática e qualidade social do ensino, como a relação entre os sujeitos e instâncias de participação e novas perspectivas para a educação infantil. À tarde, o tema que norteará os trabalhos da conferência será a inclusão e a diversidade na educação básica.

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