Genro elogia apuração de supostas fraudes na Petrobrás

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que estão indo "muito bem" as investigações,pela Polícia Federal, de supostas fraudes em licitações na Petrobrás. Para o ministro, a empresa é um exemplo de como uma estatal deve se comportar, porque teve a iniciativa de trabalhar com a Polícia Federal para desvendar o esquema ilegal. Na quinta, a Petrobrás anunciou a demissão de dois funcionários envolvidos no esquema.

"O governo Lula já demonstrou à sociedade que é absolutamente intolerante com a corrupção. A corrupção no País existe há mais de 500 anos e foi combatida com mais ou menos rigor ao longo da história. Se há mais casos agora é a evidência de que nunca se combateu tanto. O que está ocorrendo é uma limpeza do Estado brasileiro", disse o ministro., ao chegar à Vila dos Jogos Pan-Americanos, para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que almoçará com os atletas.

Sobre o fato de empresas envolvidas no esquema de fraudes, na Petrobrás terem financiado campanhas eleitorais de candidatos petistas, Genro disse que as doações políticas decorrem da situação legal do processo eleitoral brasileiro. "Essas contribuições que as empresas fazem, sejam ou não investigadas, são contribuições legais", afirmou Tarso Genro.

"O que temos que fazer é reformar a legislação, fazer uma reforma política no País para que tenhamos um controle de campanhas no extremo rigor", acrescentou o ministro, que voltou a defender o financiamento público nas campanhas eleitorais.

Voltar ao topo