Fila na despedida a Chico Xavier

Uberaba

(AG) – O médium Chico Xavier morreu anteontem aos 92 anos, vítima de parada cardíaca, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo o médico do líder espírita, foi uma morte tranqüila, sem dor. A PM calcula que fiéis e admiradores de Chico Xavier formaram ontem uma fila de aproximadamente 3 quilômetros em frente à Casa da Prece, centro espírita onde o médium atendia. Calcula-se que 2,5 mil pessoas passem a cada hora pela sala onde está sendo velado o corpo.

O corpo será enterrado às 17h de hoje, no Cemitério São João Batista, em Uberaba. O governador de Minas Gerais Itamar Franco decretou luto oficial por três dias. Ontem, foi feriado em Uberaba.

Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG), em 2 de abril de 1910. Filho de operário e de lavadeira, ficou órfão de mãe aos 5 anos. Chico, então, passou a morar com a madrinha, que o surrava quase que diariamente. Nessa época, o menino começou a demonstrar sua mediunidade. Ele passava as tardes rezando no quintal, onde dizia conversar com a mãe morta. Ela o consolava dos maus tratos e lhe dava conselhos de obediência e humildade.

Depois de sofrer por dois anos nas mãos da madrinha, Chico voltou a viver com o pai, que se casara novamente e tivera mais seis filhos. O pai, preocupado, resolveu levá-lo ao vigário de Matozinhos, que, após ouvi-lo, recomendou que o garoto não lesse mais jornais, revistas, livros. Chico passou, então, a se confessar, comungar e comparecer à missas e acompanhar as procissões. Apesar disso, não deixou de conversar com os espíritos e entrar em transe durante as noites. Participou da primeira sessão espírita em 1927, quando uma de suas irmãs adoeceu. Segundo ele contou, pela mediunidade de um dos presentes, sua mãe manifestou-se: “Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos”.

Em maio de 1927, foi realizada a primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em Pedro Leopoldo. Em fins do mesmo ano, seu pai fundou o Centro Espírita Luiz Gonzaga, em sua residência. A nova sede do Grupo Espírita Luiz Gonzaga foi construída no local onde se erguia, antigamente, a casa de Maria João de Deus, mãe de Chico Xavier. Em 1932, Chico Xavier publicou o primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, uma coletânea de 59 poemas assinados por poetas ilustres mortos. Na época do lançamento, o livro causou alvoroço dada a precária formação escolar do autor. Em 1950, Chico Xavier já havia recebido, pela sua psicografia, mais de cinqüenta livros. Os direitos autorais das obras publicadas foram cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas ou a quaisquer outras entidades. Chico Xavier sobrevivia do salário de datilógrafo aposentado do Ministério da Agricultura.

Em 5 de janeiro de 1959, o médium mudou-se para Uberaba, sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, iniciando as atividades mediúnicas em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã. A partir de então, Chico passou a peregrinar pelos bairros da cidade, visitando lares carentes e acompanhado por grande número de pessoas. A cidade de Uberaba se transformou num pólo de atração de inúmeros visitantes de todo o Brasil e do exterior.

Prêmio Nobel

Em 1981, o deputado Freitas Nobre entregou 110 quilos de documentação ao Instituto Nobel, na Suécia, que justificavam a indicação de Chico Xavier ao Prêmio Nobel da Paz. Os papéis faziam um resumo da trajetória do médium: 64 obras assistenciais ajudadas por ele serviam como amostragem das quase duas mil entidades que giravam em torno da renda gerada por suas campanhas beneficentes e pelos 183 títulos publicados até então. Cerca de dez milhões de brasileiros assinaram manifestos para que ele recebesse o prêmio Nobel da Paz.

Saúde

Em 1998, aos 88 anos e com a saúde debilitada pela angina, o médium deixou de atender pela primeira vez aos peregrinos que se dirigiam à Casa da Prece em busca de bênçãos. No ano passado, quando se recuperou de uma pneumonia, depois de ficar doze dias internado, Chico Xavier foi saudado no caminho de casa por moradores de Uberaba, que soltavam fogos para comemorar sua recuperação.

Voltar ao topo