FHC diz que Lula não é Collor

Joinville – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na tarde de ontem em Joinville, em Santa Catarina, que a crise política é grave, mas não se compara à do ex-presidente Fernando Collor de Mello, afastado por corrupção. "A crise é grave e está espalhada, mas não atinge o presidente. O presidente Lula é uma pessoa muito afável", disse Fernando Henrique, durante uma palestra a empresários em Joinville.

O ex-presidente, que não comentou a saída de José Dirceu da Casa Civil, defendeu Lula também no processo de mudanças no governo. "Eu já tive que demitir ministros, muitas vezes sabendo que eles eram inocentes. Mas às vezes um lider precisa ter firmeza em processos como esse", disse o ex-presidente.

Fernando Henrique disse ainda que o país precisa urgentemente de uma reforma política. Ele revelou que a reforma era necessária já durante seu governo mas que ela não foi feita porque ele temia represálias dos políticos no Congresso. Ele disse que tinha medo que os políticos, contrariados com a proposta de reforma política, poderiam votar contra suas iniciativas no Congresso. 

Voltar ao topo