Ex-deputado e assessor parlamentar são presos na terceira fase da Furacão

Rio de Janeiro – A Polícia Federal informou  (4) que oito pessoas foram presas na terceira fase da Operação Furacão, por suspeita de envolvimento com a máfia dos jogos ilegais. Entre eles, estão o ex-deputado federal por São Paulo José Ferreira do Nascimento, o Zé Índio, e o assessor parlamentar Wilber Corrêa da Silva. O ex-deputado foi detido em São paulo e o assessor, em Brasília.

No Rio, foram presos os delegados federais Flávio Furtado e Osvaldo da Cruz Ferreira, Marinilde de Fátima Rodrigues Ferreira (mulher de Oswaldo), o escrivão federal Carlos Alberto Araújo Lima, o agente federal Sebastião de Miranda Monteiro e Marcus Vinicius Saraiva. Gustavo Alberini, que também teve prisão preventiva decretada pela 6a Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, está foragido.

Em entrevista coletiva, o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Delci Carlos Teixeira, mostrou-se constrangido por anunciar a prisão de mais agentes e delegados da PF, mas afirmou que as buscas e apreensões vão continuar.

A 6a Vara Federal Criminal expediu 13 mandados de prisão, mas alguns dos envolvidos já haviam sido presos nas outras duas fases da Operação Furacão ? desencadeada para desarticular uma suposta quadrilha que agia na compra de sentenças para favorecer a máfia dos bingos e dos caça-níqueis.

Segundo Teixeira, a origem das operações foi uma investigação iniciada no final de 2005, quando, segundo apontam os levantamentos feitos até agora, delegados que conduziam inquéritos sobre bingos teriam começado a fazer acertos com os responsáveis pelas máquinas caça-níqueis e os empresários que exploravam essas atividades.

Ele lembrou que, a partir da constatação do envolvimento dos delegados e escrivães, foi-se chegando a outras pessoas.  "Apareceram os bicheiros e, posteriormente, os empresários, até chegar aos próprios desembargadores, que acabaram sendo envolvidos e presos nas diversas fases da operação?.

Quatro pessoas já haviam sido detidas nas outras duas fases da Operação Furacão: Aléxis Lemos Costa, José Renato Granado Ferreira, Jaime Dias e Evandro da Fonseca.

Voltar ao topo