Eurico Miranda pode ter mandato cassado na 5.ª- feira

A Mesa Diretora da Câmara deverá votar, dia 6, pedido de cassação do mandato do deputado Eurico Miranda (PPB-RJ) por quebra de decoro parlamentar. O deputado e presidente do Vasco da Gama é acusado de desviar cerca de R$ 476 mil do clube carioca para a sua campanha eleitoral em 1988.

O corregedor da Câmara, deputado Barbosa Neto (PMDB-GO), entregou nesta quarta-feira parecer favorável à cassação. Se o parecer aprovado pela mesa diretora, o processo de cassação será encaminhado imediatamente ao Conselho de Ética, que terá prazo de 90 dias para analisá-lo. Uma vez no conselho, o deputado não poderá mais usar o artifício de renunciar ao mandato para fugir da punição de inelegibilidade. Mas a cassação só poderá ser consumada pela maioria dos votos do plenário da Câmara. A votação é secreta.

A mesa não votou nesta quarta-feira o parecer de Neto, porque o primeiro-secretário, o deputado pernambucano Severino Cavalcanti, que é do mesmo partido de Eurico, pediu vistas do processo. ?Não quero ser incorreto com a minha própria consciência?, justificou o colega de bancada, dizendo que não é uma estratégia para ganhar tempo e empurarrar a votação para depois da campanha eleitoral.

Voltar ao topo