Estudo com células-tronco precisa de voluntários

Rio – O Ministério da Saúde começa a selecionar no fim deste mês 1.200 voluntários para estudo com células-tronco. O projeto vai atender pessoas que sofreram enfarte agudo do miocárdio e os que são portadoras de isquemia crônica, miocardiopatia dilatada e Mal de Chagas. O estudo será coordenado pelo Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (INCL) e abrangerá 33 centros do País em 10 estados e o Distrito Federal.

Com a eficácia de terapia confirmada, o tratamento de cardiopatias com células-tronco deverá ser adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nem todos os voluntários receberão as células-tronco.

Os 1.200 pacientes serão divididos em quatro grupos de 300 pessoas – um para cada doença. Todos passarão pelo tratamento convencional, mas apenas a metade receberá o transplante de células-tronco. O restante ficará no chamado grupo de controle.

Os médicos que acompanharão a evolução dos pacientes não saberão quais foram submetidos à terapia celular. Os interessados em participar da pesquisa podem se inscrever no site do INCL (www.incl.rj.saude.gov.br) e clicar em Terapia com Células Tronco – Veja as Instruções para Cadastramento, ou pelo telefone 21-2205-5422.

Voltar ao topo