Está tudo pronto para votar hoje a CPMF, diz Tião Viana

O Senado está pronto para votar  proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga até 2011 a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ao chegar hoje ao Congresso, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), afirmou que tudo depende agora dos líderes. Ele disse que, pessoalmente, considera melhor que se votasse a proposta nesta quinta.

"A Mesa está pronta. Agora, nós vamos depender do entendimento dos líderes para ver se há quórum suficiente para assegurar a votação. O plenário vai precisar de, no mínimo, 41 senadores, porque o assunto é proposta de emenda à Constituição. Se os líderes conseguiram construir efetivamente o entendimento para a matéria ser votada hoje, estamos prontos. Não será um ato de força da Mesa, mas será um ato de conciliação entre o regimento e a decisão dos senhores líderes", afirmou.

O governo depende da prorrogação da CPMF para garantir R$ 40 bilhões de recursos orçamentários para aplicação em programas sociais e de saúde em 2008. Em cerimônia realizada ontem, no Palácio do Planalto, tanto quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tião defendeu esse tributo como essencial para reduzir as desigualdades enfrentadas pelo País na oferta de serviços de saúde.

Voltar ao topo