Made in Brazil

Erro nos EUA desencadeia crise mundial sobre “paternidade” do brigadeiro

Brigadeiro é doce típico do Brasil, apesar de ser produzido em vários países. Foto: Freepik

Um senhor, de 78 anos, teve seu nome envolvido numa grande polêmica recentemente. O brigadeiro, doce tão popular e amado no Brasil, quase ganhou dupla cidadania involuntariamente.

Em setembro, mês em que celebrou mais um aniversário, o nosso doce nacional foi o estopim de uma divertida rivalidade entre brasileiros e portugueses, tudo por conta de um supermercado americano. A rede de supermercados Trader Joe’s divulgou em suas redes sociais que estava vendendo caixinhas de brigadeiros congelados por US$ 3,79 e nas informações afirmava que o doce era de origem portuguesa.

Bastou isso para que as redes sociais da marca recebessem uma enxurrada de comentários de brasileiros, a maioria bem humorados, reivindicando a nacionalidade do nosso brigadeiro. Após a polêmica, o site do supermercado acrescentou a informação de que o doce era tradicional do Brasil, mas que aquele em especial, era fabricado em Portugal. E, ainda assim, seguiu por dias recebendo o engajamento dos brasileiros, que ficavam atentos fiscalizando cada produto que era postado e brincando ‘esse é from de onde?’.

+ Leia mais: Gigante dos perfumes começa a produzir produtos para Pets

Portugal pode não estar tão longe assim e ter um pequeno grau de parentesco quando se fala da origem do brigadeiro. Conta-se que o doce surgiu como uma adaptação do “brigadier”, um doce português feito com gemas de ovos e açúcar. No entanto, o brigadeiro brasileiro é bastante diferente e leva ingredientes como leite condensado, chocolate em pó e manteiga.

Origem real

Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. A história conta que foi durante as eleições presidenciais. O candidato Brigadeiro Eduardo Gomes estava na disputa e, em seu comitê, algumas senhoras se desdobravam em eventos para angariar fundos para a campanha.

A princípio, os brigadeiros eram vendidos com esse propósito, mas, foi se popularizando entre as reuniões e até eram distribuídos nas ruas durante a campanha, como o ‘docinho do Brigadeiro’. E assim ele foi se consagrando até passar a se chamar somente Brigadeiro. E inclusive, ganhou um dia só dele: 10 de setembro, o Dia Nacional do Brigadeiro.

+ Leia mais: Criada em Curitiba, startup Boleiro Digital quer conectar jogadores de futebol a seus sonhos

O candidato perdeu a eleição. Mas nós, ganhamos um doce que conquistou um país inteiro e faz sucesso mundo afora. A polêmica do brigadeiro, com seu sabor único, serve como lembrete de que, por mais que haja laços com Portugal, ele é, e sempre será, um motivo de orgulho para os brasileiros.

E todo mundo tem sua receita de brigadeiro perfeito. A minha é essa:

Brigadeiro da Ledinara Batista

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395g)
100g de chocolate (acima de 50% cacau ou meio amargo)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Confeito de chocolate para decorar

Você pode substituir o chocolate por 1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó.

Modo de preparo

Escolha uma panela de fundo mais grosso porque ela distribui melhor o calor. Eu uso de aço inox, fundo triplo. Na panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. 

Misture bem antes de levar ao fogo.

Leve a panela ao fogo para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre. Escolha sempre uma boca do fogão que seja menor que a panela. Quando começar a ferver, continue mexendo por mais no mínimo 5 minutos.

Assim que estiver na consistência mais firme, desgrudando do fundo da panela, desligue o fogo e mexa mais um pouquinho. Coloque a massa em um prato grande e espalhe bem. Cubra com plástico filme em contato com a massa. Isso evita que ele cristalize e crie camadas grossas em cima.

Leve para a geladeira e deixe lá por no mínimo duas horas. Eu, geralmente faço na noite anterior porque assim ele repousa na geladeira e fica com a textura perfeita no dia seguinte.

Quando a massa estiver gelada, faça bolinhas e passe no confeito. Se possível, escolha um confeite de chocolate mesmo.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.