Em reunião com Claro, Anatel não libera vendas da operadora

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não liberou a Claro para realizar novas vendas de chips de celular, apesar dos avanços no plano de qualidade entregue pela operadora. A empresa se reuniu hoje com técnicos da agência para discutir o assunto.

Com a decisão, a empresa continua proibida de vender novas linhas de dados e voz em três Estados: São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

A TIM e Oi também estão com vendas suspensas em 23 Estados, além do Distrito Federal.

De acordo com o superintendente de serviços privados da agência, Bruno Ramos, a reunião com a Claro “foi boa”, mas o plano apresentado pela empresa ainda precisa passar por ajustes.

“Principalmente sobre projeção de demanda, que é o quanto as pessoas falam e o quanto a rede suporta. Isso tem que ser ajustado com a estratégia de marketing da empresa e traz impactos nos investimentos”, afirmou.

Segundo ele, a Claro mostrou que esta trabalhando com “afinco” e que a troca de informações entre agência e operadora deve continuar ao longo da semana. “Ainda é cedo para falar sobre retirada da suspensão de todas as empresas”, completou Ramos.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, participou da reunião na Anatel, que durou pouco mais de duas horas. “A reunião foi muito positiva. Desde sexta estamos trabalhando com horário estendido e entregamos o plano de ações. Hoje fizeram observações sobre alguns pontos que temos de detalhar e pretendemos fazer isso ainda hoje”, disse Zenteno.

Para ele, após o esclarecimento dos pontos em aberto, a companhia deve retomar as vendas “o mais rápido possível”. “Não temos respostas sobre datas ainda, mas estamos trabalhando para isso”, disse Zenteno.

O presidente da operadora evitou dizer qual seria o prejuízo da empresa. Ele destacou, no entanto, que além dos R$ 3,5 bilhões que a empresa prevê investir esse ano no país, ainda há um projeto a ser implantado, no valor de R$ 1 bilhão, que servirá para a instalação de um cabo submarino ligando o Rio de Janeiro, Fortaleza e Miami, ampliando a capacidade da companhia para transferência de dados.

A estrutura será de uso compartilhado entre Claro, Net e Embratel. A Oi e a TIM estão marcadas para ir à agência amanhã.

Na semana passada, o presidente da Claro pediu desculpas aos clientes pelas falhas nos serviços. “Aproveito o espaço para pedir desculpas às pessoas que tiveram problemas de atendimento nas passadas semanas nesses estados [São Paulo, Santa Catarina e Sergipe], mas podem ter a completa certeza de que a Claro está trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível.”