Dirceu tenta renascer das cinzas do escândalo

dirceu110505.jpg

Dirceu diz que PSDB tem "doença
infantil do direitismo".

Rio – O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou ontem que o PSDB está ?acometido da doença infantil do direitismo? ao comentar as críticas do senador Tasso Jereissati, que chamou o governo federal de incompetente. ?Tudo o que eu quero é isso que eles (tucanos) estão fazendo: comparar o governo deles com o nosso. Porque existe a doença infantil do esquerdismo e existe a doença infantil do direitismo. O PSDB neste momento está acometido da doença infantil do direitismo?, comentou Dirceu.

O ministro que foi para segundo plano do governo federal depois do escândalo Waldomiro Diniz, começa lentamente a reocupar o espaço antigo, principalmente pela desarticulação política e as derrotas do Planalto no Congresso. O ministro Aldo Rebelo está com os dias contados. E para exercitar no papel de homem forte do governo, Dirceu escolheu ontem como alvo, o PSDB.

O ministro citou alguns dados da economia para rebater o senador e ironizou: ?Realmente nosso governo é muito incompetente. A inflação estava em 23,5% e agora está chegando a 6%. O risco brasil estava em 2.400 pontos e caiu para a faixa de 400. O Brasil praticamente não crescia. Cresceu 5,2% no ano passado.? Convocado para dar explicações sobre eventuais mudanças na Infraero, em episódio que foi explorado como mais uma derrota do governo no Congresso, José Dirceu reclamou da oposição.

?Eles fazem assim: vão na comissão numa hora em que não está estipulada a votação de requerimento de convocação e aprovam requerimento me convocando no Senado. Não sou presidente da Infraero nem ministro da Defesa. E eles consideram isso (a convocação) uma grande vitória?, disse. ?Aí dá para ter uma idéia do tipo de oposição que temos no Brasil. Bom para nós que seja uma oposição assim?, completou Dirceu. Para um repórter que comentou que o PT agia de maneira semelhante no governo Fernando Hen-rique Cardoso, o ministro respondeu que o tratamento não é o mesmo: ?Olha o discurso e o tom como eles tratam o presidente da República e compara com a maneira como tratávamos o presidente Fernando Henrique.?

José Dirceu participou da solenidade de criação do Conselho Econômico de Desenvolvimento da Baixada Fluminense, no porto de Sepetiba. Na saída, não quis comentar a possibilidade de mudança no Ministério da Articulação Política. ?Não falo sobre isso, só quem pode falar é o presidente da República. Faço o que ele determina e estou muito feliz onde estou.?

Orçamento

Mas Dirceu comentou o orçamento nacional, afirmando que ele é o principal limitador para que o governo Federal enfrente o desafio da infra-estrutura. Felizmente, algumas peças de racionalidade podem contribuir para o País como a vinculação dos recursos para a educação, a saúde e a ciência e tecnologia, caso contrário seria o pior dos mundos?, disse.

Segundo ele, é preciso utilizar de maneira qualificada ?os poucos recursos? que existem no País para infra-estrutura. Além disso, o País necessitaria de investimentos privados. 

Voltar ao topo