Dez refugiados palestinos desembarcam no Rio Grande do Sul

Dez palestinos desembarcaram nesta sexta-feira (21) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, após longa viagem desde a Jordânia, onde estavam no campo de refugiados de Ruweished. No aeroporto, eles eram aguardados pelo presidente do Centro Cultural Palestino do Rio Grande do Sul, Nader Baja, que levou um cartaz com a inscrição "Bem-vindos" em árabe, inglês e português. Baja não pôde ter contato com o grupo no desembarque, pois os palestinos foram levados, de ônibus, ao terminal antigo de passageiros do aeroporto, longe da imprensa que aguardava a chegada.

Os palestinos serão recepcionados no domingo com um jantar em Sapucaia do Sul, a 25 quilômetros da capital. "Temos um desejo enorme de vê-los adaptados à vida gaúcha", disse Baja, descendente de palestinos que estão há 50 anos no Brasil. "Tenho origem palestina e o dever de estar solidário com eles", explicou. A comunidade palestina no Rio Grande do Sul representa aproximadamente um terço dos 40 mil que vivem no Brasil, estimou Baja.

Uma das mulheres teria se sentido mal durante a viagem e recebido atendimento após o desembarque. A Polícia Federal não comentou o caso. A Anvisa informou que os palestinos receberam vacina contra poliomielite na chegada a Porto Alegre. O grupo já teve seu pedido de refúgio no Brasil deferido. Conforme a PF, os órgãos envolvidos no atendimento aos refugiados pediram que o esquema de desembarque preservasse o grupo do acesso da imprensa.

No Estado, a organização não-governamental Associação Antônio Vieira será responsável pela acolhida aos palestinos. Eles fazem parte de um grupo de 117 palestinos que serão trazidos ao Brasil pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Voltar ao topo