Deputado adia leitura de quatro partes do relatório final da CPI do apagão

Brasília – O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decidiu adiar a leitura de quatro partes do relatório final para a próxima semana. Segundo o deputado, a suspensão aconteceu por conta das convocações das sessões no plenário da Casa para votar as propostas de emenda à Constituição (PECs) que prorrogam a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMFs). Há sessões convocadas pelo presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) para nesta quarta-feira (19) e amanhã.

?A Câmara está fazendo um esforço concentrado no dia de hoje para votar a CPMF no plenário. Isso significa que teremos sessões o dia inteiro com ordem do dia. Então, eu não posso apresentar um relatório que pode ser contestado a qualquer momento em função da ordem do dia, que proíbe o funcionamento de outras comissões, inclusive o da CPI?, explicou o relator. A previsão é que o documento seja submetido à votação na quinta-feira (27) à noite ou até na sexta-feira, último dia do prazo antes de acabar o prazo da CPI. Caso contrário, a comissão pode ficar sem relatório final.

Se a leitura terminar na terça-feira, deve haver o pedido de vistas do relatório, como já adiantou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Amanhã, uma subcomissão da CPI vai apresentar uma minuta da Lei Geral de Aviação Civil para buscar uma saída jurídica para o comando do setor e dos diversos órgãos.

Voltar ao topo