Defesa decide iniciar já os reparos na pista de Cumbica

O Ministério da Defesa informou que decidiu iniciar "imediatamente" a realização de reparos na pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). Minutos antes, em nota oficial, o Ministério informou que os reparos serão feitos no período de menor movimento – de zero às 6 horas da manhã -, sem prejuízo da segurança das operações neste espaço de tempo. Nem o texto da Defesa nem a informação divulgada no começo da noite por assessores especificam, no entanto, se o início dos reparos será mesmo à meia-noite desta terça-feira (31), ou de amanhã (1.º).

A nota oficial informa ainda que as obras definitivas necessárias no Aeroporto de Guarulhos, no entanto, só serão iniciadas em fevereiro do próximo ano. A decisão anterior do Ministério era a de fazer essas obras a partir de março de 2008. A decisão anunciada na nota oficial foi tomada nesta terça-feira à tarde, com base nas informações recebidas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião realizada na manhã desta terça-feira, de que a pista principal de Guarulhos necessita de reparos.

O texto oficial informa que o governo decidiu que o Aeroporto de Guarulhos vai operar com 54 movimentos/hora quando as duas pistas estiverem em operação e com 33 movimentos/hora quando apenas uma das pistas estiver operando. A nota diz também que a Infraero continuará executando as obras de fixação das ranhuras na pista principal do Aeroporto de Congonhas, com término previsto para setembro próximo. Na reunião desta terça-feira foi decidido que a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) deve tomar todas as medidas para que as transferências dos vôos sejam feitas de forma gradativa e crescente, respeitando-se o limite da capacidade operacional dos Aeroportos de Guarulhos e Viracopos.

Voltar ao topo