Crise aérea sem fim faz Lula dar ultimato

 Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Lula: irritado com o caos aéreo.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para hoje, às 9h, no Palácio do Planalto, uma nova reunião com o ministro da Defesa, Waldir Pires; o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito; o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, e o presidente da Anac, Milton Zuanazzi. Lula quer informações novas sobre os problemas que estão ocorrendo e, segundo fontes palacianas, dará um ultimato aos responsáveis pelo setor aéreo para que coloquem um ponto final na crise.

Ontem cedo, o presidente já havia convocado o ministro Waldir Pires para participar da reunião de coordenação política, no Palácio do Planalto, quando pediu explicações sobre o que estava ocorrendo no Aeroporto de Guarulhos, que há três dias teve suas operações interrompidas por problemas de nevoeiro. Os pousos e decolagens foram suspensos porque um equipamento chamado ILS 2, que auxilia o piloto a pousar com baixa visibilidade, estava com defeito há duas semanas.

Ao sair da reunião, o ministro da Defesa se reuniu com o presidente da Infraero para cobrar explicações. Domingo, Waldir Pires já havia dito que quer que os responsáveis sejam afastados do cargo. Na reunião com o presidente da Infraero, o ministro recebeu um relatório parcial da empresa, detalhando todas as providências tomadas.

Desde o início da crise aérea, no ano passado, a pontualidade na aviação brasileira foi literalmente para os ares. Garantir vôos no horário faz parte do contrato de concessão das companhias aéreas, mas desde novembro os índices despencaram. De uma média superior a 90% de pontualidade de janeiro a novembro de 2006, nos últimos quatro meses, a pontualidade dos vôos domésticos caiu para 50% a 60%.

Estudo comparativo de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revela ainda que a duração média do atraso tem crescido. No ano passado, as 3.060 partidas e chegadas de todas as companhias nacionais e estrangeiras no Brasil atrasaram, em média, 1h13, ante os 53 minutos registrados nas 2.560 operações de 2005. ?A falta de pontualidade representa uma enorme perda de eficiência, com efeitos para toda a economia?, afirma a economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lúcia Helena Salgado, especialista em aviação. ?O transporte aéreo é uma atividade-meio para se fazer negócios, fechar contratos. No Brasil, 70% dos passageiros viajam a negócios. Se não há garantia de pontualidade, a produtividade da economia e o bem-estar geral diminuem?, conclui.

Restabelecido sistema ILS de Guarulhos

Brasília (AE) – O ministério da Defesa conseguiu restabelecer ontem à tarde o sistema ILS do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Esse sistema permite que aviões possam pousar com baixa visibilidade, quando houver neblina. Segundo informações da Defesa, um avião Bandeirantes C95 fez o teste na pista, verificou que o sistema ILS estava restaurado e homologou o funcionamento do equipamento.

O avião que fez o teste é do Grupo Especial de Inspeção de vôo (GEIV), que pertence ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica. O Ministério da Defesa informou também que todos os outros sistemas de controle de pouso e decolagem foram testados para evitar problemas como o ocorrido ontem, quando, pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto de Guarulhos ficou fechado durante o início da manhã por causa de fortes nevoeiros.

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