CPI ouvirá comandante da Aeronáutica e presidente da Pantanal

Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados marcou para terça-feira (7) o depoimento do presidente da comissão da Aeronáutica responsável pelas investigações do acidente com o Airbus da TAM, ocorrido em São Paulo no dia 17 de julho. O coronel Fernando Camargo será ouvido a partir das 9 horas.

Ainda na terça-feira, às 14 horas, será a vez do presidente da Pantanal Linhas Aéreas Sul-Matogrossenses, Marcos Sampaio Ferreira. Ele deveria comparecido à CPI na semana passada, mas encaminhou atestado médico informando que não poderia depor. E foi convocado porque um avião da empresa derrapou ao aterrissar no Aeroporto de Congonhas, no dia anterior ao do acidente com o Airbus, que deixou 199 mortos.

Para quarta-feira (8), devido ao funcionamento das 20 comissões técnicas da Câmara pela manhã, será tomado às 12 horas o depoimento do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Antes do depoimento, os integrantes da CPI votarão alguns requerimentos de convocações para outros depoimentos e também de pedidos de informações.

O presidente em exercício da CPI, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou para as 9 horas de quinta-feira (9) os depoimentos dos quatro controladores de vôo que trabalhavam na torre do Aeroporto de Congonhas no momento em que o Airbus da TAM tentou pousar e se chocou com o prédio da TAM Express, implodido hoje.

Cunha reservou a tarde de quinta-feira para o depoimento de um representante legal da Airbus que possa dar explicações à CPI e responder aos questionamentos dos deputados. Na última quinta-feira (2), durante depoimento do consultor de comunicação da empresa, Mário José Sampaio, o presidente em exercício da CPI havia dado prazo de 24 horas para que ele ou os advogados da Airbus que compareceram à reunião indicassem um representante da empresa para depor. Até o inicio da noite de sexta-feira (3), a empresa não havia entrado em contato com a CPI para fazer a indicação.

Segundo Cunha, ainda nesta semana os integrantes da CPI deverão analisar, junto com representantes da Aeronáutica, o restante do material das caixas-pretas do Airbus da TAM.

Voltar ao topo