CPI não consegue ouvir CD com diálogos da caixa-preta

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga o apagão aéreo receberam da Aeronáutica um CD contendo o áudio da caixa-preta do Airbus A320 da TAM que não pôde ser ouvido. O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, esclareceu nesta quarta-feira (1.º), na sessão da CPI, que, para ouvir o CD, é necessário um software especial que não está disponível nem no próprio Cenipa.

Segundo Kersul, o que os deputados poderão ver é a transcrição, em inglês, dos diálogos travados na cabine do Airbus momentos antes do acidente. "Se não podemos ouvir o CD, por que os dados vieram para cá?", perguntou, irritado, o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA).

Kersul esclareceu que a Aeronáutica, ao enviar o CD, cumpriu o requerimento da CPI. Segundo o brigadeiro, os deputados podem ter acesso à decodificação dos dados técnicos da segunda caixa-preta do Airbus. Esses dados, segundo o chefe do Cenipa, podem ser rodados com programas convencionais de computador.

Voltar ao topo