CPI da Câmara quer ouvir TAM, Infraero e Aeronáutica esta semana

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo da Câmara marcou uma série de depoimentos esta semana para investigar as causas do acidente com avião da TAM, no dia 17 de julho.

Na terça (31), o primeiro a ser ouvido será Marcos Sampaio Ferreira, diretor-presidente da Pantanal Linhas Aéreas. Uma aeronave da empresa "derrapou" na pista em Congonhas (SP) um dia antes do acidente com avião da TAM.

No mesmo dia, os parlamentares vão ouvir Armando Schneider Filho, superintendente de Empreendimentos de Engenharia da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e o tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero. Para quarta-feira (1), está marcado depoimento do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. E na quinta-feira (2), o presidente da TAM, Marco Bologna e o representante da Airbus no Brasil, Mário José de Bittencourt.

A CPI requisitou à Aeronáutica todos os dados, transcrições e áudio da caixa-preta do avião Airbus A320 da TAM, que se chocou com o prédio da própria companhia ao tentar pousar no Aeroporto de Congonhas. Os deputados querem marcar sessão secreta para ouvir as explicações técnicas sobre os dados constantes nas caixas-pretas.

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho, não descarta nenhuma hipótese para o acidente e acredita que possa ter havido uma conjunção de fatores. Entre as hipóteses levantadas, estão falha no manete, cansaço e estresse do piloto, problemas na pista e frenagem do avião.

Voltar ao topo