Convênio permitirá formação de professores indígenas

A diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação, Marise Nogueira Ramos, assina nesta quarta-feira, 22 de outubro, às 17h30, dois convênios para a realização dos projetos piloto de cursos para professores indígenas, no encerramento do I Seminário de Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas. O evento reuniu, durante três dias, no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília, governo federal, secretarias estaduais de educação e representantes de 32 etnias para discutir a implantação do ensino médio indígena.

Os convênios fazem parte das ações do Programa Diversidade na Universidade, da Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC), que também organizou o  seminário. O objetivo do programa é melhorar as condições e as oportunidades de ingresso no ensino superior para jovens e adultos de grupos socialmente desfavorecidos, em especial populações afrodescendentes e indígenas.

O primeiro convênio, no valor de R$ 32,4 mil, é para o Curso de Formação Continuada  para Aperfeiçoamento e Ingresso na Graduação, do Instituto Sócio-ambiental  (referência nacional na área escolar indígena), e vai formar 81 professores de 16 etnias do Mato Grosso. Os beneficiados são os trunai, yawalapiti, suirá, iktemg, yudjá,  kuiruro, kalapalo (do parque indígena do Xingu), os parana (da terra parana), e os caiapi  (da terra caiapi).

A Associação Nacional de Ação Indigenista, da Bahia, receberá R$ 70,8 mil para formar 177 professores do ensino básico, nas etnias das terras indígenas do  kaimibe, kiriri, kantarure, tuxa, xucuru-kariri, bancarare, dumbarará, pataxo, pataxo hâ hâ hâe e tupinambá.

Os recursos são utilizados para deslocamentos, alojamentos e alimentação para os alunos, material didático e material de apoio para os professores.

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