Controladores perderam a confiança nas autoridades, afirma Gustavo Freut

O deputado e vice-líder do PSDB na Câmara Gustavo Fruet disse que, na visita feita ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) 1, os parlamentares constataram a perda de confiança dos controladores de vôo nas autoridades. Segundo Fruet, há uma proposta para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Câmara faça a intermediação para melhorar o relacionamento entre as duas partes. "Mas acho difícil que isso possa ser feito", afirmou.

Sobre a prisão do presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo, Carlos Henrique Trifilio, Gustavo Fruet disse que o Comando da Aeronáutica alega que a medida é necessária para aliviar a crise. De acordo com o deputado, os controladores afirmam que se o comando radicalizar, eles vão parar.

O parlamentar informou ainda que, durante a visita, o grupo presenciou problemas como a queda do sistema da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel).

Para o deputado Vic Pires (DEM-PA), que também participou da visita ao Cindacta 1, os controladores estão fazendo operação-padrão. "Disseram isso claramente. Precisamos informar à sociedade".

Agora de manhã, a CPI do Apagão Aéreo na Câmara ouve a diretora de Engenharia da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Eleusa Terezinha Lores. Ela é acusada de participar de esquema de fraudes em licitações da empresa.

No início da tarde será ouvido o secretário de Finanças da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Neimar Dieguez Barreiro.

Voltar ao topo