Conselho vai analisar pedido para reunir representações contra Renan

Brasília – O Conselho de Ética do Senado vai decidir na próxima semana sobre o pedido do líder do P-SOL, José Nery (PA), para juntar  em uma só as representações apresentadas contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), disse que é contra a união das representações, mas que vai colocar a proposta em votação. "Ainda que o objeto seja o mesmo – a perda de mandato – cada representação tem uma natureza. Sou contra porque a junção pode confundir os assuntos", afirmou.

Para o senador José Nery, a união das representações "demonstra mais robustez e elementos de convencimento para mostrar, na nossa avaliação, que houve quebra de decoro parlanmentar ".  Ele disse que a exemplo do que ocorreu com a primeira representação, o ideal é que seja criada uma comissão de três relatores para analisar os outros processos em conjunto.

Nesta quinta-feira (20), a Mesa Diretora do Senado se reúne às 14 horas para decidir se aceita a quarta representação contra o presidente da Casa. A representação pede a investigação de denúncia de que Renan coordenaria um esquema para arrecadar recursos junto a ministérios comandados pelo PMDB.

Voltar ao topo