Comissões analisam Terminal de Transportes

As Comissões de Legislação, Economia e Urbanismo da Câmara de Curitiba realizaram na manhã de ontem uma reunião conjunta com técnicos da Prefeitura para análise do projeto de implantação do Terminal Central de Transportes, na Avenida Visconde de Guarapuava, obra que fará parte do novo Eixo Metropolitano. A reunião foi coordenada pelo líder do prefeito, Rui Hara (PSDB), reunindo, além dos vereadores das três comissões técnicas, o secretário municipal do governo, Fernão Accioly, os técnicos das secretarias de Finanças, Administração e da Procuradoria Geral do Município e o coordenador geral do projeto, Paulo Yamamoto, do Ippuc.

Para viabilizar a obra, a Prefeitura terá que permutar com a Companhia Slaviero (proprietária da antiga estação de bondes) uma área na avenida Presidente Kennedy (Portão) que abrigou o mercado de ofícios. O processo está entre os primeiros passos da obra total, que comporta dois trechos de circulação viária das novas linhas expressas, entre o Pinheirinho e o Atuba, e o terminal central, que servirá para integração com o restante do sistema.

Nesta primeira reunião foram esclarecidas várias questões que envolvem desde os pré-requisitos do projeto junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até os critérios e custos da permuta. Junto com o Terminal Central, a Prefeitura pretende fazer, no primeiro semestre de 2004, o trecho entre a rua Marechal Floriano e o Pinheirinho. Esta permuta foi considerada a melhor opção, já que, além de ser área tombada, com valor histórico, é ponto estratégico para a integração entre as linhas expressas. As comissões ainda farão nova reunião, na segunda-feira, para depois o projeto ser votado em plenário.

Voltar ao topo