Cientista da USP cria vacina contra câncer de rim

São Paulo – Um cientista brasileiro criou a primeira vacina para o tratamento de melanoma e do câncer de rim. A vacina foi desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) pela equipe do professor José Alexandre M. Barbuto. O professor Barbuto atualmente trabalha nas dependências do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e é, também, consultor da divisão de vacinas e culturas de células do Grupo Genoa, responsável pela produção da HybriCell.

A vacina conseguiu deter a expansão de tumores cancerosos em 80% dos portadores de melanoma e câncer de rim. Em alguns casos, a vacina triplicou a expectativa de vida dos pacientes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 500 mil novos casos de melanoma e câncer de rim devem ser registrados este ano no Brasil.

O tratamento desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo teve seus resultados publicados na revista americana Cancer Immunology e já está disponível para os oncologistas. A vacina, batizada de HybriCell, é produzida de forma individual. Ela ativa o sistema de defesa do organismo do paciente para que ele reconheça o tumor como inimigo e parta para o contra-ataque.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.