Chuva provoca morte e destruição em Santa Catarina

Lages ficou com algumas ruas cobertas
de água após a forte chuva.

Florianópolis – Seis municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa da forte chuva de granizo que atingiu o Estado ontem. Segundo a Defesa Civil, cerca de 300 pessoas estão desabrigadas e 2 mil desalojadas. No total, 12 cidades foram afetadas pelo temporal.

As cidades que decretaram situação de emergência são Tijucas, Bom Retiro, Major Gercino, Nova Trento, Alfredo Wagner e Lages.

Apesar de não estar na lista, o município mais afetado foi Bocaina do Sul, onde o agricultor João Rodrigues de Lisboa, 61, morreu enquanto dormia. O acidente ocorreu após um pinheiro cair sobre sobre a casa dele – a árvore foi derrubada pelos fortes ventos.

Em todo o município, cerca de 500 residências foram destelhadas. De acordo com a Defesa Civil, o temporal foi causado por uma frente fria que estacionou sobre Santa Catarina.

Com a decretação da situação de emergência, o município pode utilizar verbas para minimizar os danos sem a necessidade de licitação.

Previsão

A meteorologia prevê chuva forte em Santa Catarina hoje e chance de neve no final de semana, em algumas regiões.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), as temperaturas vão cair acentuadamente a partir da noite de hoje, com a chegada de uma massa de ar frio e úmido ao Sul do País.

O final de semana deve ser gelado no Estado, com possibilidade de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, como Urubici, Urupema e São Joaquim, de acordo com o instituto.

Voltar ao topo