Cerca de 50 alunos são retirados de prédio invadido na Unifesp

Oficiais de justiça, acompanhados de policiais militares e federais, cumpriram por volta das 16h de hoje a reintegração de posse do prédio invadido da Diretoria Acadêmica no campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Guarulhos (Grande SP). Segundo a PF, cerca de 50 alunos retirados do local foram encaminhados, em um ônibus da Unifesp, para a Superintendência da PF na Lapa, zona oeste de SP, para prestar esclarecimentos.

Os estudantes e a reitoria da Unifesp informaram que não houve violência durante a operação. A reintegração de posse foi determinada após a Justiça Federal receber informações da Unifesp sobre providências adotadas para melhorar o campus de Guarulhos. Alunos da universidade estão em greve desde o dia 23 de março e, no dia 4 de maio, ocuparam o prédio da Diretoria Acadêmica.

Segundo a Justiça, a Unifesp apresentou documentos que apontam que parte das reivindicações feitas pelos alunos está sendo atendida, como início da construção do prédio central, moradia para estudantes, garantia de diversidade e qualidade de alimentação, transporte de qualidade, entre outras. A decisão afirma que “eventuais questionamentos sobre a condução de tais negociações devem ser discutidos em sede própria, não sendo a via do apossamento do prédio público, por meio de greve, hábil para reivindicar critérios ou irregularidades na gestão administrativas da universidade”.

Voltar ao topo