Caso Waldomiro afeta Lula e derruba popularidade

O escândalo Waldomiro Diniz, que gerou a mais grave crise política no governo do PT e passou a idéia de paralisia na administração, provocou graves estragos na imagem do governo e afetou, também, a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasília – Pela primeira vez no governo Lula, o contingente de brasileiros que acham que o País está no caminho errado é maior do que o dos que acham que está no caminho certo. Para 46% dos entrevistados, o Brasil está no caminho errado, enquanto 40% acham que está no rumo certo, segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita pelo Ibope e divulgada ontem. Em dezembro, 48% dos consultados consideravam que o Brasil estava no rumo certo, enquanto 36% achavam que estava no caminho errado.

A evolução da opinião dos entrevistados sobre o caminho seguido pelo Brasil nas pesquisas trimestrais da CNI ficou assim: em março de 2003, 50% achavam que o País estava no caminho certo e 32%, no errado; em junho, 68% achavam que o País estava no caminho certo (o ponto mais alto de aprovação), contra 21% que achavam que o governo estava errado; em setembro, 45% achavam que o rumo estava certo, contra 41% que estavam pessimistas; em dezembro, 48% continuavam acreditando e 36% estavam apreensivos; agora em março, o percentual de pessoas que acham que o País está no caminho certo ficou em 40%, enquanto 46% acham que está no rumo errado.

Segundo a pesquisa, a confiança no presidente Lula caiu de 69% em dezembro do ano passado para 60% em março, enquanto o contingente dos consultados que não confiam no presidente subiu de 26% para 36%. A nota média do governo é 6. Em dezembro era de 6,6 e o ponto mais alto atingido por Lula foi em junho do ano passado, quando chegou a 6,9.

A idéia de paralisia no governo difundida pela oposição convenceu parcela da população, porque caiu em 12 pontos o contingente dos que aprovam o jeito Lula de administrar – era de 66% em dezembro passado e caiu para 54% em março, segundo a pesquisa; já o percentual dos que desaprovam o jeito Lula de administrar subiu de 25% para 39%. Não opinaram 7%.

A incerteza nos rumos do País também fez aumentar o número de pessoas que acham que a inflação vai aumentar. Para 48% dos consultados, a inflação vai subir – eram 40% que acreditavam nisso em dezembro passado). Para 13% a inflação vai diminuir, contra 23% em dezembro. A preocupação com o desemprego também fica evidente na pesquisa CNI-Ibope.

Oposição chama Dirceu de covarde

Brasília – Em discurso inflamado no plenário, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio, desafiou o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, a ir ao Congresso debater sobre o caso do ex-assessor do ministério Waldomiro Diniz. “Ministro, abandone sua covardia, venha com seus bonecos, dossiês ou o que mais quiser. Venha explicar, no Senado, por que Waldomiro morou consigo, por que o levou para trabalhar no quarto andar do Palácio do Planalto e com que objetivos”, afirmou o líder do PSDB.

Virgílio disse que “nunca abrirá mão de investigar tudo sobre Waldomiro Diniz e suas verdadeiras funções na Casa Civil”. O senador também disse acreditar que uma investigação profunda sobre as ações do ex-assessor provará o envolvimento de José Dirceu em irregularidades. Ele disse que se o governo não estivesse convencido dessa conexão, permitiria a instalação de uma CPI para investigar o assunto.

“Waldomiro é um operador de arrecadação de fundos para campanhas eleitorais, todo mundo sabe disso, até a velhinha de Taubaté. Se for investigado de verdade revelará uma central de roubalheira que chegará a figuras de proa do PT, inclusive José Dirceu”, disse o senador.

Virgílio comentou declarações do ministro Ciro Gomes, sobre sua suposta ligação com o delegado de Trabalho no Amazonas, José Levegildo Soares, acusado de corrupção, alegando que não o indicou nem o deixou no cargo.

Voltar ao topo