Carga de energia gerada no País cai 2,9% em abril

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou queda de 2,9% na carga de energia gerada no Brasil em abril, na comparação com igual mês no ano passado, segundo dados divulgados hoje. No acumulado dos últimos 12 meses até o mês passado, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou crescimento de 1,8% em relação ao período anterior.

Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a queda foi de 4,9% em abril em relação a abril de 2008. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um crescimento de 1,4% neste subsistema.

De acordo com o ONS, a indústria continua sendo o segmento mais afetado pela crise econômica, cujo momento mais turbulento teve início no fim do ano passado. Porém, o ONS destacou que estes dados podem ter certa distorção devido ao número menor de dias úteis no mês de abril deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado, por conta do feriado da Semana Santa, que este ano foi comemorada em abril, além do de Tiradentes. Houve também a ocorrência de temperaturas mais amenas no mês passado, principalmente no Estado de São Paulo, o que contribuíram para que a taxa ficasse negativa.

O ONS divulgou ainda que o subsistema Sul foi o único com variação positiva em abril, com 1,8% a mais de carga gerada em relação a abril de 2008. No acumulado dos últimos 12 meses até o mês passado, o Sul apresentou um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período anterior. Para o ONS, a estiagem e temperaturas mais elevadas no Rio Grande do Sul contribuíram para o aumento da carga.

Já no Nordeste, a queda foi de 0,7% em abril de 2009, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses até abril, o Nordeste apresentou um crescimento de 2,1% em relação ao período anterior. Na região Norte, houve queda de 1% em abril e crescimento de 3,1% em 12 meses.

Voltar ao topo