Campanha contra aids quer diminuir incidência da doença entre jovens

Brasília – Os jovens de 13 a 24 anos são o foco da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano. O lançamento da campanha aconteceu nesta terça-feira (27) em Brasília. A escolha dos jovens como público-alvo tem motivo: apesar de estarem mais bem informados do que nunca, o uso da camisinha ainda deixa a desejar nesta faixa etária. O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro.

O problema é maior entre as meninas e os homossexuais. Pesquisa conduzida pelo psiquiatra Jairo Bouer mostra que esses grupos tendem a se descuidar mais quando o assunto é prevenção.

?As pessoas começam a usar a camisinha na sua primeira relação sexual, mas acabam deixando de lado à medida que têm relação estável, que têm mais confiança nos seus namorados ou que usam outros métodos anticoncepcionais?, afirma Bouer.

Por isso, esses segmentos tiveram atenção especial da campanha. São dois filmes para televisão, um voltado às meninas e outro para os meninos homossexuais. As peças procuram colocar esses jovens como centro da questão, ao mostrar que a luta contra a aids também depende da atitude deles.

No ambiente familiar, a conversa franca com os pais ainda é o fator que mais tem influência na conscientização dos filhos. Segundo pesquisas do ministério da Saúde, não falar de sexo torna o jovem mais vulnerável a um comportamento de risco. Por esse motivo, as peças publicitárias da campanha deste ano tiveram como foco o jovem e a sua relação com a família.

?Nós escolhemos o contexto familiar exatamente por termos pesquisas mostrando que ainda se fala pouco sobre sexo nas famílias; e por outro lado nós entendemos que a família é um espaço privilegiado para que essa orientação se dê de maneira clara, transparente e adulta, objetivando no final prevenir a doença?, declarou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Quase 70 mil casos de aids já foram registrados entre pessoas com menos de 24 anos de idade no Brasil. Isso representa cerca de 16% dos casos notificados no país. Na população em geral a estatística é de 16 homens com aids para cada 10 mulheres infectadas. Já na faixa de 13 a 19 anos, são seis casos em meninos para dez em meninas.

O site oficial da campanha para o Dia Mundial de Luta contra a Aids pode ser acessado em www.qualsuaatitude.com.br.

Voltar ao topo